terça-feira, 25 de novembro de 2014

PRESTAÇÃO DE CONTAS - PDDE 2014

 MAIS UMA INOVAÇÃO DO CEEJA: PUBLICAÇÃO DAS CONTAS NO NOSSO BLOG !


O CEEJA Professora Bárbara Conceição dos Reis de Novo Horizonte do Oeste-RO, através do compromisso de transparência administrativa de sua direção, vem publicar a prestação de contas referente aos gastos e aquisições do PDDE - exercício 2014. Informa também que os processos de prestação de contas, (na íntegra) estão disponíveis para qualquer averiguação ou dúvidas.   
 Diretor Carlindo Klug e  Vice - diretora Cida

Abaixo digitalização parcial do processo de prestação de contas:

     




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

Monumento a Zumbi dos Palmares em Salvador, Bahia*
Monumento a Zumbi dos Palmares em Salvador, Bahia


 

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.

 

 

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.
Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.
A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”
A despeito da comemoração do Dia da Consciência Negra ser no dia da morte de Zumbi e do que essa figura histórica representa enquanto símbolo para movimentos sociais, como o Movimento Negro, há muita polêmica no âmbito acadêmico em torno da imagem de Zumbi e da própria história do Quilombo dos Palmares. As primeiras obras que abordaram esse acontecimento histórico, como as de Edison Carneiro (O Quilombo dos Palmares, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 3a ed., 1966), de Eduardo Fonseca Jr. (Zumbi dos Palmares, A História do Brasil que não foi Contada. Rio de Janeiro: Soc. Yorubana Teológica de Cultura Afro-Brasileira, 1988) e de Décio Freitas (Palmares, a guerra dos escravos. Porto Alegre: Movimento, 1973), abriram caminho para a compreensão da história da fundação, apogeu e queda do Quilombo dos Palmares, mas, em certa medida, deram espaço para o uso político da figura de Zumbi, o que, segundo outros historiadores que revisaram esse acontecimento, pode ter sido prejudicial para a veracidade dos fatos.
Um dos principais historiadores que estudam e revisam a história do Quilombo dos Palmares atualmente é Flávio dos Santos Gomes, cuja principal obra é De olho em Zumbi dos Palmares: História, símbolos e memória social (São Paulo: Claro Enigma, 2011). Flávio Gomes procurou, nessa obra, realizar não apenas uma revisão dos fatos a partir do contato direto com as fontes do século XVI e XVII, mas também analisar o uso político da imagem de Zumbi. Segundo esse autor, o tio de Zumbi, Ganga Zumba, que chefiou o quilombo e, inclusive, firmou tratados de paz com as autoridades locais, acabou tendo sua imagem diminuída e pouco conhecida em razão da escolha ideológica de Zumbi como símbolo de luta dos negros.
Além dessa polêmica, há também o problema referente à própria estrutura e proposta de resistência dos quilombos no período colonial. Historiadores como José Murilo de Carvalho acentuam que grandes quilombos, como o de Palmares, não tinham o objetivo estrito de apartar-se completamente da sociedade escravocrata, tendo o próprio Quilombo dos Palmares participado do tráfico e do uso de escravos. Diz ele, na obra Cidadania no Brasil: “Os quilombos que sobreviviam mais tempo acabavam mantendo relações com a sociedade que os cercava, e esta sociedade era escravista. No próprio quilombo dos Palmares havia escravos”. (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 48).
As polêmicas partem de indagações como: “Se Zumbi, que foi líder do Quilombo de Palmares, possuía escravos negros, a noção de luta por liberdade nesse contexto era bem específica e não pode colocá-lo como símbolo de resistência contra a escravidão”. A própria história da África e do tráfico negreiro transatlântico revela que grande parte dos escravos que a coroa portuguesa trazia para o Brasil Colônia era comprada dos próprios reinos africanos que capturavam membros de reinos ou tribos rivais e vendiam-nos aos europeus. Essa prática também ressoou, como atestam alguns historiadores, em dada medida, nos quilombos brasileiros.
Nesse sentido, a complexidade dos fatos históricos nem sempre pode adequar-se a anseios políticos. Os estudos históricos precisam dar conta dessa complexidade e fornecer elementos para compreender o passado e sua relação com o presente. Entretanto, esse processo precisa ser cuidadoso. O uso de datas comemorativas como marcos de memória suscita esse tipo de polêmica, que deve ser pensada e discutida criteriosamente, sem prejuízo nem das reivindicações sociais e, tampouco, da veracidade dos fatos.

fonte:

http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CARTA AO ALUNO (POR PROFESSOSRES DO CEEJA)


 

CARO ALUNO...

Há quanto tempo nós não nos encontramos? Ficamos preocupados porque não sabemos se são os seus problemas, afazeres diários ou somente por não estarmos na mesma sintonia, que causou nosso distanciamento.
Fazemos apenas suposições! Talvez não saibamos detectar definitivamente o que está causando tua desmotivação. A vida não anda fácil pra ninguém e temos tentado melhorar.
Você é apenas um jovem. E os jovens são cheios de expectativas na vida. Jovens são constituídos de sonhos, curiosidades e talvez nós não o tenhamos estimulado o bastante. Mas o mundo pede que nós mudemos. O novo tempo pede pra nós nos adequarmos a ele... Ou ele vai nos atropelar. Esse novo mundo clama para que nós nos fortaleçamos e sejamos a transformação que você tanto anseia.
Entenda nosso caro “aluno” que nós não conseguiremos sozinhos. Precisamos que seja nosso parceiro. Pois não podemos caminhar desacompanhados...
Nosso país, nosso planeta, enfrenta tantos problemas e somos todos influenciados, tanto nós, quanto você. Vamos nos unir então, dividir nossos anseios, nossos desejos e tentar buscar o melhor para nosso relacionamento.
Querido aluno! Sabemos que você é uma pessoa dotada de inteligência e convicta de seus sonhos. Sendo assim, venha caminhar conosco, deixa-nos participar de sua vida e de seus sonhos. Vamos somar nossas experiências e construirmos outras para fortalecer a nossa cultura e buscar a transformação da sociedade.
Estamos esperando por você. As portas do nosso CEEJA estarão sempre abertas para recebê-lo.

Professores Cursistas
PNEM – PACTO NACIONAL PELO ENSINO MÉDIO
CEEJA Prof.ª. BÁRBARA CONCEIÇÃO DOS REIS

terça-feira, 28 de outubro de 2014

CONFRATERNIZAÇÃO NO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Funcionários do CEEJA e seus familiares se reuniram na AABB - ROLIM DE MOURA, para comemorar o dia do Funcionário Público. Confira algumas fotos dos momentos de descontração e alegria:







Concentração absoluta.
 É bingo!




Momento do bingo entre os funcionários




 Os ganhadores do Bingo...

Diretor do CEEJA, Professor Carlindo Klug :
 " Cantando o Bingo"







Momento de descontração






Momento WATSAPP...

Olha aí: As musas do CEEJA...








Muita diversão...






...para todos!
Um dos brinquedos mais disputados.




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIRETOR PROFESSOR CARLINDO KLUG HOMENAGEANDO OS PROFESSORES

 Ainda no final do estudo do caderno 3 PACTO ENSINO MÉDIO, o Professor Carlindo Klug, Diretor do CEEJA, homenageia os professores presentes pela passagem do seu dia, destacando que ser professor é ter uma grande missão: de provocar a transformação do ser. Parabenizou a todos. Em seguida presenteou os professores com o que intitulou de " pequena lembrança ".



PACTO: hoje estamos concluindo o caderno 3 - PARABÉNS AOS PROFESSORES




COORD. MERLI HOMENAGEANDO PROFESSORES CURSISTAS
            O principal objetivo dos textos lidos e discutidos neste terceiro caderno
foi o de proporcionar reflexão sobre as práticas dos professores, sobre as relações dessas práticas com o campo teórico do currículo e indagar, ainda, que implicações essas reflexões podem ter ao considerarmos as necessidades e o direito à educação que possuem os alunos jovens (e adultos) do ensino médio brasileiro.

O itinerário utilizado trouxe alguns pressupostos, alguns pontos de partida e fundamentos os quais buscaram considerar o que poderia ser um ensino médio de qualidade social; foram feitas breves referências ao modo como vem se dando a organização pedagógico-curricular do ensino médio em nossas escolas.

Parabéns aos professores cursistas que produziram todas estas reflexões em pleno dia 15 de outubro.


MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES CURSISTAS.




REUNIDOS EM GRUPO PARA DISCUSSÃO E REFLEXÃO DAS ABORDAGENS E ATIVIDADES PROPOSTAS.




REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS...















terça-feira, 14 de outubro de 2014

15 de Outubro – Dia do Professor

Neste dia 15 de outubro é o dia em que homenageamos os educadores, os profissionais que levam o ensino, a cidadania, e honradez e a capacidade de crer num mundo melhor  a todas as crianças, jovens, adultos e até mesmo aos mais velhos (que já somam muita  sabedoria), envolto ao processo de construção do conhecimento!
O processo educativo é uma obra, uma via de mão dupla, na qual, deve-se contribuir  para a transformação/evolução das duas vertentes (aluno e docente).
Augusto Cury traz algumas lições que nos faz refletir nesse processo pedagógico que faz  da vida do professor um caminho permanente de busca pela formação das pessoas, com persistência e veemência num único objetivo: o aprendizado constante
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno.
Nenhuma técnica psicológica funcionará se o amor não funcionar.
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.
Respeitar as idéias das pessoas é o maior incentivo que a elas podemos dar.
Quando uma pessoa está sempre certa, é porque algo de errado existe.”(AUGUSTO CURY, 2003).
Parabéns a todos os Mestres!!

PARABÉNS PROFESSOR, PELO SEU DIA!


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

INTERCLASSE 2014- CEEJA E ESCOLA MARECHAL CÂNDIDO RONDON

CEEJA PROFª.BÁRBARA CONCEIÇÃO DOS REIS, participa dos jogos interclasse 2014, que será realizado durante esta semana na Escola Marechal.
Na cerimônia de abertura as duas equipes representando o CEEJA, marcaram presença. Confira as fotos:


CONCENTRAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO

ORGANIZANDO A APRESENTAÇÃO DE NOSSA EQUIPE


ALUNO ADAIR CONDUZINDO PLACA DO CEEJA


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ANO BISSEXTO


Ano Bissexto 
Acrescenta-se um dia ao mês de fevereiro


Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais que os anos normais. Tal diferenciação foi criada em 238 a.C. no Egito, mais especificamente em Alexandria quando acrescentaram um dia a mais no calendário, mas somente foi adotado em 45 a.C., em Roma, através do imperador Júlio César. O objetivo da criação do ano bissexto é alinhar o calendário atualmente utilizado com o ano solar, ou seja, com o movimento de translação, onde a Terra gira em torno do Sol. 

Enquanto o calendário atual se finda em 365 dias, o calendário solar termina em 365 dias e 6 horas, o que faz com que haja um desarranjo que necessita de adaptação para funcionar em harmonia. Dessa forma, a cada quatro anos o mês de fevereiro ganha um dia a mais para compensar tal desarranjo. 

Para calcular os anos bissextos, utilizam-se tais regras: 

- A cada quatro anos há um ano bissexto. 
- São bissextos todos os anos múltiplos de 400. 
- Não são bissextos os anos múltiplos de 100. 

Tais regras básicas determinam que a cada 400 anos existam 97 anos bissextos, porém, apesar de tantas modificações ao longo do tempo ainda existem outros problemas, pois o período que a Terra demora para realizar o movimento de translação pode variar, o que permite pequenas alterações, como por exemplo em 1972, quando o setor responsável pelo estudo do tempo acrescentou um segundo no último dia do ano. 

Curiosidade: O termo bissexto foi empregado por causa do acréscimo de um dia no ano, tornando-o com 366 dias, como são dois seis, originou-se o termo bissexto (dois seis). 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MAIS DE 1000 E-BOOKS PARA LER

e books Mais de 1000 Livros (ebooks) para download grátis

ol

Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc.
Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Click no no link abaixo para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura!

http://www.inexistentman.net/2014/06/mais-de-1000-livros-ebooks-para-download-gratis/


Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc.
Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Entre no link abaixo para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura!
Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc. Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Abaixo, segue o botão com o link para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura! - See more at: http://www.inexistentman.net/2014/06/mais-de-1000-livros-ebooks-para-download-gratis/#sthash.jkSdpi58.dpuf
Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc.
Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Entre no link abaixo para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura!

Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc. Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Abaixo, segue o botão com o link para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitur - See more at: http://www.inexistentman.net/2014/06/mais-de-1000-livros-ebooks-para-download-gratis/#sthash.jkSdpi58.dpuf
Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc. Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Abaixo, segue o botão com o link para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura! - See more at: http://www.inexistentman.net/2014/06/mais-de-1000-livros-ebooks-para-download-gratis/#sthash.jkSdpi58.dpuf
Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc. Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Abaixo, segue o botão com o link para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura! - See more at: http://www.inexistentman.net/2014/06/mais-de-1000-livros-ebooks-para-download-gratis/#sthash.jkSdpi58.dpuf
Baixe mais de 1000 e-books (livros digitais) grátis. São diversas obras literárias de diversos autores. Você pode ler no seu computador (PC Windows, Mac ou Linux), e-book reader, ou dispositivo móvel, como iPhone, iPad, tablet, celular Android, etc. Os e-books estão em formato .PRC (Kindle da Amazon), .MOBI, .EPUB e .PDF. Antes de baixar essa coletânea, veja antes uma lista de diversos leitores de ebooks grátis para baixar e instalar no seu computador ou dispositivo móvel, e assim poder abrir os arquivos. Abaixo, segue o botão com o link para baixar os livros, e em seguida a lista completa dos títulos e autores do pacote. Boa leitura! - See more at: http://www.inexistentman.net/2014/06/mais-de-1000-livros-ebooks-para-download-gratis/#sthash.jkSdpi58.dpuf